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Vitamina Colina, isso é bom?

A Colina, é uma vitamina do complexo B, que se obtém em doses ideais na gema do ovo.

Esta vitamina tem propriedades extraordinárias para o nosso organismo e intervém em múltiplas funções pelo que o seu consumo é essencial.

Mas, para obtermos a colina, e por ser uma vitamina, deve ser ingerida quando a gema está líquida, porque à semelhança de todas as vitaminas, são muito sensíveis ao calor, tornando-se inativas quando a temperatura aumenta.

Algumas das funções importantes encontram-se listadas aqui abaixo:

  • Ajuda o cérebro e a memória a funcionar corretamente
  • Nas grávidas, permite que os seus bebés fiquem mais inteligentes
  • Ajuda o coração a bater normalmente
  • No fígado, ajuda a retirar a gordura em excesso e ajuda a que esta seja usada como combustível no nosso corpo
  • Mantém a pele, as unhas, os dentes e os cabelos mais saudáveis, pois ajuda a formar colagénio

O medo de comer ovos e a falta de outras fontes de colina, aumentam a deficiência nesta vitamina e podem ocorrer sintomas desagradáveis e incomodativos. Ao agravarem, afetam a qualidade de vida.

A deficiência de colina provoca o enfraquecimento da compreensão, diminuição da concentração, fraqueza muscular, excesso de produção de saliva, enjoos e náuseas.

Para quem faz reação alérgica ao ovo ou que tenha hipersensibilidade, pode consumir outras fontes (em maior quantidade), tendo em atenção que a partir do momento em que cozinhamos o alimento este perde qualquer vitamina que contenha, inclusivamente a colina.

OUTRAS FONTES DE COLINA:

  • Fígado de frango
  • Salmão
  • Amêndoas
  • Brócolos
  • Couve Flor
  • Linhaça (recém moída)

Published inOvos

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