google-site-verification: google4d8370f5bc83e39e.html Skip to content

Benefícios das gorduras

As gorduras, ou lípidos são macronutrientes que desempenham funções vitais para o organismo.

Quando incluímos gorduras na alimentação, aumentamos a palatibilidade dos alimentos (melhora o seu sabor), fica mais fácil manter uma alimentação equilibrada e ficamos saciados durante mais tempo.

Numa dieta de emagrecimento onde o objetivo principal é retirar a gordura, cria uma lacuna de macronutrientes que geralmente acaba por ser preenchido com outros macronutrientes, geralmente hidratos de carbono simples, ou proteínas em excesso, que no processo metabólico se convertem em açúcares e continuam a ser acumulados sob a pele e à volta do orgãos. Já para não falar nas funções dependentes de lípidos, que deixam de funcionar na sua capacidade máxima.

Este é um tipo de dieta que pode resultar com algumas pessoas, mas mais tarde ou mais cedo, abandonam a dieta e voltam ao peso inicial ou pior.

A inclusão de gorduras na alimentação (sem medo!) evita os episódios da fome emocional e da “hora do lobo”.

Apesar das gorduras serem essenciais, não vamos pensar que qualquer gordura é boa! As gorduras que são benéficas e indispensáveis são as provenientes do azeite virgem extra, banha de porco, abacate, frutos secos, gordura da carne e do peixe e óleo de coco.

Gorduras como os óleos vegetais, margarinas ou natas, são muito inflamatórias pois já vêm como gorduras parcialmente hidrogenadas, causando problemas cardíacos que todos tão bem conhecem. Estas sim, devem ser evitadas a todo o custo.

Published inGorduras

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *