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A vitamina D proveniente do sol será suficiente?

Felizmente hoje em dia já começamos a ter mais consciência dos benefícios da Vitamina D. No entanto, os níveis de vitamina D no nosso organismo ainda continuam a ser insuficientes na maioria das pessoas. Dependendo do grau de insuficiência desta, podemos ter sintomas muito diversos e por isso nem sempre é possível associar os sintomas de forma direta, sendo sempre aconselhado uma análise de sangue.

Contudo há alguns sintomas característicos da falta de vitamina D que são comuns quando temos uma imunidade enfraquecida e que podem ajudar na altura de tirar dúvidas. Com vários sintomas em simultâneo é possível relacionar, com algum grau de certeza, com baixos níveis da vitamina D.

Muitas pessoas dirão que apanham sol com frequência, e que será o suficiente, mas até para apanhar sol é preciso tirar um curso! (Risos)

O sol tem dois tipos gerais de raios ultravioleta, os UVA e os UVB (passamos a dizer A e B). Os raios A, são aqueles que queimam a pele, que podem provocar cancro, que aquecem as casas através das janelas, etc. Mas infelizmente, são os raios B que levam a vitamina a ser convertida em produtos utilizáveis dentro do nosso corpo.

As 3 maiores desvantagens na altura de apanhar sol são:

  • Horário mais propício a encontrar raios B é na hora do pico do sol: entre as 11:30 e as 13:30, na altura do verão.
  • Estes raios maravilhosos não atravessam janelas, por isso nem vale a pena ficarmos a arder dentro de casa.
  • Os protetores solares, na sua maioria fazem barreira contra os dois tipos de raios.

Para obter vitamina D a partir do sol é necessário usar uma fórmula diariamente de tempo e forma de exposição solar, de acordo com o nosso próprio tipo de pele, não bastando ficar 15 min ao sol com a roupa vestida.

Será possível complementar o “apanhar sol” com suplementos de vitamina D, contudo é sempre importante apanhar o sol, porque enquanto os suplementos só nos dão vitamina D, os raios solares dão inúmeras vantagens ao nosso organismo no geral como por exemplo:

  • Combater a depressão
  • Ativar a circulação sanguínea
  • Melhorar a qualidade do sono
  • Estimular as glândulas e hormonas
  • Melhorar o aproveitamento de nutrientes
  • Melhora as infeções da pele
  • Ajuda a prevenir o cancro

Os suplementos de vitamina D podem ser úteis no outono e inverno mas as doses recomendadas para a generalidade da população são isso mesmo, generalizadas e encontram-se muito abaixo da dose ideal para o nosso corpo. Daí a contínua deficiência de vitamina D.

É possível termos uma saúde e imunidade de ferro só com os produtos que a natureza nos dá, bastando fazer um uso consciente e sustentável e atendendo às necessidades individuais das nossas células.

Published inMitos NutriçãoVitamina D

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